4 razões para fazer um clipping digital da sua empresa


razões para fazer clipping digital

Por mais clichê que seja essa frase, é válido repetir: “sua empresa está na web. Você querendo ou não.” A partir do momento que sua empresa começa a ter clientes, ela está propensa a ser mencionada no ambiente digital. Por isso, o clipping digital se tornou uma das modalidade mais importantes de clipagem nos dias atuais.

Quando pensamos em clipping digital o primeiro ambiente que pensamos são as redes sociais. A facilidade de um cliente (ou não) comentar positiva ou negativamente sobre sua empresa, produto ou serviço através de Facebook ou Twitter é o que torna isso realidade. Sejam através de textões ou de 140 caracteres, as pessoas vão falar de você.

Por conta disso, separamos aqui 4 razões pelas quais você deveria começar a fazer o clipping digital da sua empresa imediatamente.

1 – Conhecer o seu cliente

Um dos melhores lugares para você conhecer detalhes sobre seus clientes é no ambiente das redes sociais. Além de saber se ele fala bem ou mal de sua empresa, é possível conseguir diversos dados sobre ele.
O Facebook Analytics é uma ferramenta gratuita da própria rede social que fornece dados importantíssimos sobre o usuário de sua fan page. Dados como idade, sexo, horários que mais acessa o Facebook e tipos de postagens que mais gostam são algumas das informações que podem ser extraídas da ferramenta.
Esses dados podem e devem ser usados para entender mais sobre seu produto ou serviço no intuito de melhorar e atender as expectativas dos clientes.

2 – Menções positivas e negativas

Saber se os clientes estão falando bem ou mal da sua empresa é um dos principais motivos de se fazer clipping digital. Essas menções podem surgem de diversas formas nas redes sociais ou blogs. Sejam em reviews de produtos ou serviços, sejam elogios ao atendimento, sejam reclamações sobre o estabelecimento, etc.
O importante é não deixar passar despercebido. Estudos comprovam que quanto mais cedo uma reclamação é atendida pela empresa, mais satisfeito o cliente fica. Isso gera um review positivo dele para outras pessoas, trazendo mais possíveis clientes.
As principais redes sociais hoje em dia possuem um sistema de busca bem robusto e fácil de achar. Experimente digitar o nome da sua empresa na busca do Twitter e olhar o que surge.

3 – Blogs e vlogs são meios de divulgação

O universo de blogs e vlogs é imenso. Praticamente, existem pelo menos um para cada assunto. Por isso, o monitoramento destes é uma fonte extremamente importante de informação sobre seu público-alvo.
Por conta do tamanho e quantidade blogs existentes, pode ser quase impossível uma empresa pequena e sem setor de assessoria de imprensa monitorar tudo. No entanto, existem algumas ferramentas gratuitas que auxiliam a uma pesquisa legal.
Uma das melhores no momento é o Google Alerts. Basicamente, ele dispensa o monitoramento manual de determinada palavra-chave (que pode ser o nome do seu assessorado, por exemplo) e realiza esse processo de maneira automática. Nas configurações, é possível ajustar para receber e-mails com novas inserções de maneira diária, semanal ou mensal.

4 – Relatórios quantitativos e qualitativos

Provavelmente uma das maiores vantagens de fazer um clipping digital é poder ter relatórios completos. Porém, essa tarefa pode ser difícil para uma empresa de pequeno porte.
Nesse ponto, é ideal considerar contratar um serviço de clipping especializado. A CBM possui serviço de clipagem para diversos tipos de empresas. E oferece relatórios completos diários, semanais ou mensais para que os melhores insights sejam gerados.

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