5 Dicas sobre Monitoramento de Mídia


Confira 5 dicas para você fazer o monitoramento de mídia da sua empresa de forma simples

Não é novidade para ninguém que graças as redes sociais, as notícias e informações estão muito mais ágeis. Os veículos de comunicação perderam seu papel de protagonista nesse cenário e passaram a ser coadjuvantes. Qualquer pessoa com acesso um smartphone e a uma rede social pode disseminar uma informação (verdadeira ou não) em poucos segundos. É nesse ponto que o monitoramento de mídia de uma empresa se torna essencial.

Como já mencionamos em outros posts, ignorar completamente que sua empresa/marca está sendo falada na web é um grande tiro no pé. Em apenas um tweet ou um vídeo compartilhado no Facebook, sua empresa pode passar de desconhecida para celebridade. E isso nem sempre no sentido positivo da coisa.

Por isso, batemos sempre na tecla que é importantíssimo começar o monitoramento de mídia da sua empresa o quanto antes. Sabemos, porém, que devido a diversos fatores como tempo, tamanho da equipe e conhecimento, pode não ser possível fazer um monitoramento de mídia de forma eficiente.

Por conta dessas adversidades, resolvemos listar aqui algumas dicas práticas e úteis de como fazer um monitoramento de mídia para sua empresa sem investir muito dinheiro e tempo:

1 – 30 minutos por dia

Sabemos que a falta de tempo é um dos fatores principais para começar a fazer o monitoramento de mídia da sua empresa ou marca. Mas, ao contrário de que muitos pensam, é possível começar investindo pouco tempo do seu dia nisso.

Utilize 30 minutos em todas as manhãs de trabalho para verificar o nome da sua empresa/marca/produto/serviço no Google e nas principais redes sociais. Fazendo isso, você vai conseguir ter um panorama geral do que aconteceu nas últimas horas.

2 – Classifique por Urgência

Também já mencionamos isso em um post anterior. Sempre que possível, de prioridade as notícias mais urgentes: menções negativas em redes sociais, notícias envolvendo o nome da sua empresa em jornais e portais, reclamações, etc.

Essas informações requerem a sua atenção imediata, pois se não resolvidas, podem se tornar uma baita dor de cabeça.

3 – Visite o site/blog/redes sociais dos concorrentes

Não necessariamente é uma tarefa de clipping. Mas é bastante relevante para sua marca saber o que seus principais concorrentes estão falando ou fazendo.

Algumas vezes, eles podem falar de sua marca de forma “singela” (Coca-cola x Pepsi). Nesse ponto, saber o que está sendo falado o quanto antes é crucial para pensar numa resposta a altura.

O blog de seus concorrentes também é uma excelente fonte de conteúdo e de informações tanto para seu próprio blog ou quanto para suas redes sociais. Explore isso.

4 – Não ignore o Twitter

Apesar do Facebook ser a rede social mais querida entre os brasileiros, você deveria passar a considerar o Twitter como a querida do clipping. O mecanismo de busca do Twitter é excelente para fazer o monitoramento de mídia. Apenas digite uma palavra ou o nome da sua marca e veja o que está sendo falado sobre numa lista organizada.

Os usuários do Twitter são muito ágeis na hora de espalhar uma notícia, algo positivo ou mesmo algo bem negativo sobre sua marca. Não deixe isso virar uma bola de neve.

5 – Portais de Notícia x Jornais Impressos

As vezes, pode não ser possível para uma empresa pequena fazer o clipagem de todos os jornais impressos todos os dias. Por isso, uma maneira interessante de manter-se informado são os portais de notícia de cada jornal.

Fazer o monitoramento de mídia em portais de notícias famosos pode ir de fácil a uma tarefa bem complicada. Depende bastante do site do portal. A maioria hoje em dia possui uma mecanismo de busca bem eficiente o que facilita a vida do assessor na hora de fazer a busca.

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