Clipping: como começar a fazer da forma correta?


Aprenda como começar a fazer o clipping da sua empresa de forma correta

A partir do momento que uma marca começa suas atividades junto aos seus consumidores é muito importante monitorar as informações e notícias sobre ela. É para esse fim que existe a atividade de clipping.

Dessa forma, podemos dizer que o clipping é o monitoramento de notícias veiculadas na mídia sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Sua função principal é servir de fonte de informações para a empresa auxiliando a tomada de decisões e a definir seu posicionamento.

É muito importante começar a fazer o clipping da sua marca o quanto antes. Mas dependendo do quão “famosa” é a marca e quantos colaboradores qualificados para fazer o job a empresa tem, pode ser complicado fazer uma clipagem de forma eficiente.

Por conta disso, listamos aqui algumas dicas para você começar a fazer o clipping e monitoramento da sua empresa de forma bem simples:

A internet é sua aliada!

A técnica de clipagem evoluiu muito nos últimos anos. Se antes ela era limitada às buscas em jornais e programas de rádio e TV, hoje, com a internet, o processo se tornou um pouco mais simples. Mas ao mesmo tempo deve-se ter atenção ao monitorar via web também.

Se sua empresa não tiver uma assessoria de comunicação ou uma equipe dedicada a isso, pode ser difícil exercer a atividade de clipping em todas as mídias ao mesmo tempo.

Por isso, se tiver que optar por uma, escolha monitorar sua marca na web. Além de ser mais simples de ser realizada, existem diversas ferramentas gratuitas para você fazer isso.

Você pode começar fazendo uma verificação nas redes sociais como Facebook ou Twitter e no Google. Todos eles possuem ferramentas de busca bem robustas e vai ser fácil escrever o nome da sua marca e ver o que está sendo falado sobre ela.

Classifique suas notícias por importância

As notícias podem ser ordenadas da seguinte forma: veículo, título ou assunto, canal (programa de TV, rádio, revista, jornal, web), programa, horário e endereço eletrônico da publicação.

Além disso, você pode organizar por nível de importância. Notícias que tenham grau de urgência (como reclamações sobre a marca) podem ganhar uma post-it de “Urgente”. Isso facilitará na hora saber o que responder primeiro caso seja necessário.
Se não quiser imprimir suas notícias, pode organizar em pastas por veículo e acrescentar o grau de importância no título do arquivo.

Monitore diariamente

Por mais que algumas marcas acabem sendo mencionadas mais vezes em determinados períodos, é importante fazer uma checagem diariamente.
Separe cerca de 30 minutos por dia e faça uma checagem geral nas mídias que está monitorando. Esse hábito pode prevenir que alguma notícia negativa sobre sua marca passe despercebido e demore para ser contornada.

Dê atenção tanto as menções positivas quanto negativas

Sempre que algo negativo surge sobre nossa marca, nosso movimento natural é de dar direcionar todos os esforços para contorná-la. Na maior parte das vezes isso é correto.

No entanto, as notícias positivas também tem sua importância. Essa menções podem ajudar validar quais características de uma empresa, produto ou serviço são mais bem vistas pelos clientes.

Se for bem analisada, pode servir na hora da empresa tomar decisões de qual qualidade do produto ou serviço focar nas vendas, entre outras utilidades.
A CBM é especialista em criar relatórios quantitativos e qualitativos marcando quais as informações mais relevantes sobre cada notícia.

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