3 ferramentas para facilitar o trabalho da assessoria de imprensa


Selecionamos alguns ferramentas essenciais para a assessoria de imprensa fazer o clipping com facilidade

A rotina de uma assessoria de imprensa ou de comunicação é muito trabalhosa. São diversas atividades a serem feitas. E isso pode ser ainda pior se a equipe for de um tamanho reduzido.
Entre as atividades realizadas pela assessoria de imprensa, o clipping é algo que requer muita atenção, tempo e dedicação.
Por conta disso, utilizar ferramentas para facilitar esse processo pode ser uma das melhores soluções. Existem diversas ferramentas disponíveis para tornar a vida do assessor de imprensa mais fácil.
Separamos abaixo algumas das ferramentas mais interessantes e dizemos porque você deveria começar a usá-las imediatamente:

Trello

O Trello é um organizador de tarefas e eventos bastante dinâmico e funcional. Sua organização pode ser feita da maneira que você quiser, podendo englobar o período inteiro de um projeto.
O programa dispõe de uma tela principal chamada quadro (board), onde as listas (lists) serão exibidas. Cada lista define os passos de uma ação específica; Uma das formas mais comuns de usar o Trello é separar é distribuir e monitorar tarefas, nomeando as listas como “Fazer”, “Fazendo” e “Feito”.
O Trello mostrou ser uma ferramenta muito útil e de fácil manuseio para quem quer organizar as tarefas de uma equipe. Um grande fluxo de trabalho, por exemplo, pode ser facilmente organizado e monitorado por uma única pessoa ou por toda a equipe, permitindo que as pessoas saibam exatamente o quanto falta para uma determinada tarefa ser concluída.

Google Alerts

Já havíamos comentado sobre o Google Alerts em outro post. Pense em uma palavra ou frase que você gostaria de saber cada vez que for publicada em algum site da Internet.
Ao invés de realizar uma inspeção manual através de mecanismos de busca, é possível receber via e-mail alertas sobre determinado tópico a cada nova matéria publicada em sites de notícias, blogs, etc. Trata-se do Google Alerts, uma ferramenta importante para acompanhamento de palavras-chave, ações, conteúdo, entre outras aplicações cabíveis mediante cada necessidade.
Por conta de facilidade de uso e por ser gratuita, o Google Alerts se tornou uma ferramenta indispensável para uma assessoria de imprensa. Com o Google Alerts é simples: basta fornecer as palavras ou frases que deseja obter informações, selecionar o tipo de resultado, a frequência e o número de informações que quer receber e um e-mail para obter o resultado.

Busca do Facebook/Twitter

Também já mencionadas anteriormente por nós. As ferramentas de busca de ambos Facebook e Twitter são bem precisas e úteis na hora de fazer o clipping digital da sua marca.
Como qualquer ferramenta de busca, basta digitar um termo ou palavra chave no buscador e a ferramenta mostrará todos os resultados com aquele termo. Os termos podem ser tanto simples quanto complexos na hora de fazer a pesquisa.
Por conta da característica dinâmica das redes sociais, não é possível criar um alerta igual ao google alerts. Isso faz com que seja necessário um membro da assessoria de imprensa fazer uma verificação diária com os termos mais ligados a uma determinada marca. Uma verificação de alguns minutos diariamente já é suficiente para retirar alguns insights e informações preciosas sobre a marca nas redes sociais.

CBM – Companhia Brasileira de Monitoramento

A CBM possui uma ferramenta própria e uma equipe dedicada ao clipping e ao monitoramento de notícias de uma marca.
Muitas das vezes, por falta de braço, a assessoria de imprensa pode deixar passar informações cruciais sobre uma marca. Isso é extremamente plausível pelo fato de que o volume de informações atuais é muito grande.
Por conta disso, a CBM fornece a ajuda necessária para a assessoria de imprensa ou comunicação da empresa na hora de fazer a clipagem, seleção de informações, classificação e geração de insights para um cliente.
Você pode conferir e solicitar um teste gratuitamente por aqui.

Mais sobre esse assunto: